Nada como passar um domingo de festa a caminhar, num dos pulmões de Portugal, o Gerês.
O trilho escolhido foi a pequena rota 6 (PR6) que passa pelos vários miradouros na encosta poente da Vila do Gerês.
https://turismo.cm-terrasdebouro.pt/listings/pr6-trilho-dos-miradouros/
O link acima leva-nos para uma informação mais detalhada do trilho, fornecida pela CM de Terras de Bouro.
As marcações, na maioria, são recentes e apesar de ter o gps, não tinha descarregado o trilho, mas depressa vi que não iria ser necessário, já que segui as marcações e nunca me perdi. Abaixo o link do trilho em gpx.
trilho gpx site CMTerrasdeBouro
Descrição Description
O trilho dos Miradouros, situado num local privilegiado do Parque Nacional Peneda-Gerês, traduz-se num percurso que visita múltiplas paisagens ímpares da Serra do Gerês e oferece uma vista privilegiada sobre todo o vale do rio Gerês, com destaque para a Vila Termal do Gerês e a para albufeira da Caniçada.
Os Miradouros, construídos sob a alçada dos Serviços Florestais, aproveitaram muitos dos cabeços naturais de granito, que enredam de histórias e passaram a fazer parte integrante da fruição das paisagens.
Neste percurso destacam-se o Miradouro da Junceda a 915m, no ponto mais elevado do trilho, da Boneca a meia encosta, e da Fraga Negra e o do Penedo da Freira já no limite urbano da vila. Destes locais vislumbra-se assim um horizonte paisagístico de inigualável beleza natural, servindo de pontos de reflexão onde imperam a paz e a tranquilidade.
Acima a descrição do trilho no site da CMTerrasdeBouro.
O inicio foi relativamente duro mas com muita sombra, trilhos fantásticos com zonas de bosque, mas melhor do que palavras seguem as fotos.