sábado, 12 de novembro de 2016

Turbo Levo FSR Comp 6Fattie

"No Pain, Gain"sometimes :-)



A segunda crónica dos Trilhos De Braga, começa por utilizar uma expressão em Inglês com uma adaptação às bicicletas elétricas. Sem dor às vezes ganha-se.
É exatamente isto que eu penso, após uma pequena experiência numa Turbo Levo FSR Comp 6Fattie - Specialized, gentilmente cedida pela PROCYCLE em Braga, através do seu fundador e gerente Rui Abreu.
Antes de sair da loja tive direito a uma pequena explicação sobre a bicicleta em questão. Quando se olha para esta máquina não passam indiferentes pequenos pormenores:

O Botão Mágico

O motor elétrico

Pormenor da escora com um disco de impor respeito

Algumas das explicações dadas pelo Rui Abreu passaram ao lado meu aparelho auditivo, tal era a atenção que eu dedicava a apreciar o quadro e todo o equipamento que faz parte desta bike:

QUADRO
Specialized em alumínio M5 Premium, geometria Trail, bateria integrada no tubo inferior, guias internas isoladas para cabos e Command Post IR, espaçamento 148mm, rolamentos totalmente selados de cartridge, 140mm de curso

FORQUETA
RockShox Yari RC 29/27.5+, mola Solo Air, ajuste de compressão e retorno, eixo passante Maxle Ultimate 15x110mm, offset 51mm, 140mm de curso

AMORTECEDOR
FOX FLOAT Performance, ajuste Rx Trail Tune, AUTOSAG, amortecimento DPS, ajuste de retorno e 3 posições de compressão, 197x47.6mm

CUBO DIANTEIRO
Specialized, para disco, alumínio, rolamentos selados de cartridge, eixo passante 110x15mm, 24f

CUBO TRASEIRO
Specialized, para disco, alumínio, rolamentos selados de cartridge, eixo passante 12x148mm, 28f

RAIOS
DT Swiss Industry, inox

CÂMARAS DE AR
650bx2.3"/3.0", válvula Presta 40mm

PEDALEIRO
Cranques exclusivos em alumínio

PRATOS
32D

MANÍPULOS MUDANÇAS
SRAM GX, 11 velocidades, trigger

DESVIADOR TRASEIRO
SRAM GX, caixa longa, 11 velocidades

CASSETE
SRAM XG-1150, 11 velocidades, 10-42d

CORRENTE
SRAM PCX1, 11 velocidades c/PowerLink

TRAVÃO DIANTEIRO
SRAM Guide R, disco hidráulico, pastilhas metálicas, pinça Guide S4 de 4 pistões, rotor 200mm

TRAVÃO TRASEIRO
SRAM Guide R, disco hidráulico, pastilhas metálicas, pinça Guide S4 de 4 pistões, rotor 200mm

GUIADOR
Specialized, alumínio 6061, recuo 8 graus, elevação 6 graus, elevação 27mm, largura 750mm

PUNHOS
Specialized Sip Grip, fixação lock-on leve, superfície de alta aderência, S/M: regular, L/XL: espessura XL

AVANÇO
Specialized Trail, alumínio forjado 3D, 4 parafusos, elevação 6 graus

SELIM
Body Geometry Henge Comp, carris ocos em Cr-Mo, 143mm

ESPIGÃO
Command Post IRcc, 12 posições micro ajustável, cabeça com design alien, entrada inferior do cabo, alavanca remota SRL, 30.9mm, S: 100mm de curso, M/L/XL: 125mm

APERTO ESPIGÃO
Alumínio, 34.9mm

PAINEL E COMANDOS
Ecrã Trail integrado, indicador da bateria de 10 LEDs, App Mission Control para iOS/Android

BATERIA
Custom LEVO battery, 460Wh, 40x3.2Ah, ANT+/Bluetooth connectivity, IP 67

CARREGADOR
Carregador exclusivo, 42V4A c/ conector Rosenberger

CABLABEM
Estrutura exclusiva, c/ conector Rosenberger

Sem dúvida recheada de excelente equipamento. O tam L pensei que fosse destoar para a minha medida, mas o ajuste em 12 pontos espigão do selim deixou-me confortável.
O tam M apenas tem menos 30mm de tubo horizontal e este fica 10mm mais baixo do que no tamanho L, no meu caso talvez a diferença justificasse a escolha deste quadro.
O peso de cerca de 22 kg, que não confirmei, levantava algumas reservas mas com o auxílio do motor o peso seria irrelevante.
Quanto ao monitor que esperava encontrar, não existia! A bike é controlada por uma aplicação que existe para android e ios e que controla vários parâmetros. Este controlo pode ser associado a outros equipamentos compatíveis com ANT+ e Bluetooth
Um pequeno vídeo com a explicação


Após todas as informações, os conselhos e outras tantas advertências, as minhas pernas estavam já a "formigar" tal era a vontade de montar a bike e Lev(o)ar-me dali para fora.
As primeiras sensações foram fantásticas, a forma como a pedalada desenvolvia era motivadora para pedalar.
Que volta dar?
Pensei que seria melhor fazer o percurso que habitualmente faço com a minha Santa Cruz.
Subir ao Bom Jesus! Certo mas... pela via rápida do Bom Jesus a inclinação não era suficiente!!
Ao iniciar a subida olho para a Rua da Calçada em Tenões e não estou com meias medidas, 300m de inclinações entre os 10% e os 19%, velocidades entre os 16 e os 26km/h, embora as velocidades abaixo dos 20km/h eram já feitas para abrandar o ritmo cardíaco, o cansaço de um sprint e para sorrir.
Continuando a subir a via rápida, pensava qual a próxima...o quê? a próxima subida!!!
Eu normalmente só penso nas descidas! Era um mundo novo.:-)
Assim cheguei ao corte para o elevador do Bom Jesus.
Quem não quiser seguir pela estrada existe um caminho ao lado do elevador, lado esquerdo para quem sobe, que por norma costumo fazer a descer e é espetacular. Agora propunha-me a fazê-lo a subir.
Se tão rápido pensei, tão rápido me coloquei lá.
Distância a percorrer 400m, com inclinações que variaram entre os 13% e os 38%!! Sobe dos 285m para os 355m de elevação!! Tudo feito em 1m52" média de 12km/h com uma velocidade máxima de 24km/h.
A satisfação tomava conta de mim, só o facto de idolatrar a minha Santa Cruz impedia-me de sonhar! O facto de custar também cerca de 5000€ acabava por refrear os ânimos. :-) Logicamente que os preços variam e existem versões mais baratas e também mais caras, mas sobre isso aconselho uma deslocação à PROCYCLE, em Braga, e conversem com a equipa comercial desta BikeStore, onde o profissionalismo e a simpatia se aliam às grandes marcas que por lá abundam. Com um pouco de sorte ainda conversam com muitos dos amigos que lá aparecem para falar de Bikes e às vezes de seguros!! :-D
Voltando ao test ride, assim foi o resto da hora que passaria com a Bike, que Lev(o)aria por muitas subidas. Não conseguia seguir o Trilho do costume, primeiro porque deixei de frequentar o Sameiro e depois porque esta Biccileta Lev(o)a-nos para descidas para procurar as melhores subidas. 
Descida do Bom Jesus para Nogueiró, subida da esgalha e depois da curva do Fojo na Falperra, procurava mais uma subida. As subidas das Raízes, degraus e mais degraus de raízes, expõeem uma das coisas que menos gosto nesta Bike, a altura dos pedais ao solo. Em pisos muito trialeiros e com desníveis diagonais acabam por embater no chão frequentemente, quando o pedal está na posição mais inferior. Mas rapidamente este desgosto se esbate na facilidade com que ultrapassamos os obstáculos. Chegado ao planalto é altura de experimentar esta menina a descer.
Antes vou colocar aqui um video feito pelos test riders da specialized e que explica as sensações que vivenciei nesta pequena volta.
Também explica porque é que muitos dos céticos constroem barreiras contra este conceito!!! É que podem gostar!!
Aproveitem e deslumbrem-se com os locais de passagem.


Voltando ao teste, as descidas começam e ela lev(o)a-me por trilhos cheios de pedras soltas onde os pneus Fatie dão uma confiança extra, mas que exige alguma habituação.
Controlar esta bike a descer acaba por ser um desafio devido aos 22kg e tal como eu digo muitas vezes "a gravidade é lixada". Aqui os travões são um aliado fundamental para a controlar. Falta agora experimentar a agilidade e nada melhor que um trilho que acompanha o inicio da Rampa da Falperra mas no sentido contrário, com singletraks entre árvores.
A precisão, agilidade e facilidade de manuseamento desta e-bike deixou-me de boca aberta.
De seguida nada melhor do que uma pista de DH, logicamente sem saltos, primeiro porque não sei saltar e segundo porque era o primeiro encontro e ainda não tinha confiança suficiente. :-) Aproveitei aqui para confirmar a sua agilidade e versatilidade.
Conclusão: Uma bike que provoca um desejo incontrolável de subir, agilidade para descer, fiabilidade para andar durante muitos km e acima de tudo um prazer acrescido pelos km's que devora.
Todos aqueles que pensam que não cansa por ser elétrica! Esqueçam. Cansa tudo o que quiseres, a cadência é sempre elevada porque a bicicleta permite isso e dá vontade de pedalar mais.
Quanto ao facto de ser a melhor, posso dizer que sim, a melhor que experimentei porque não experimentei outra! Experimentei em 2010 uma GoCycle, mas o conceito é completamente diferente. Posso garantidamente dizer que a Levo é fantástica e que ainda me falta fazer mais um test ride, um pouco mais longo, para confirmar que é uma devoradora de Trilhos.

Abraço XTR para todos.

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